Tendo origem no início do século XX, os uniformes de condicionamento físico eram desenvolvidos para os atletas olímpicos de alta performance, principalmente homens. Para as mulheres, essas vestimentas eram “mascaradas”, já que camisolas eram consideradas roupas adequadas para a realização de exercícios mais suaves. Esse tipo de roupa não tinha popularidade nas massas sociais, que não viam os produtos totalmente necessários para fins esportivos.
Foi apenas no início dos anos 30 que a moda fit começou a ganhar contornos mais evidentes. Mesmo não sendo divulgada como uma categoria própria, as pessoas passaram a utilizar naturalmente algumas peças mais curtas para caminhar, andar de bicicleta, tomar Sol, entre outras atividades – nascia aí o começo de um padrão para este tipo de vestimenta.
Caracterizada por ter dado início a uma verdadeira revolução não apenas na moda, mas em todo o aspecto cultural da sociedade, a década de 1970 marca o século XX por ser uma das mais icônicas da modernidade, refletindo uma forma de pensamento e comportamento libertário e identitário nos mais diversos segmentos da arte e de suas tendências.
Os anos 70, conhecidos como a década das cores, trouxeram importantes ressignificações também para o estilo esportivo, abordando práticas que estavam em evidência na época, especialmente a ginástica e a aeróbica, ao apelar para os canais de mídia para poder mostrar ao público que é possível, sem discriminação, manter um estilo de vida saudável e moderno.
Desde então, a era colorida, simbolizada pelo fim do formalismo, preferência a estampas e iluminação, e a prática de uma ideologia mais humanitária, vem servindo como referência de estilo e moda, com muitas marcas fabricantes de moda fitness resgatando conceitos setentistas, porém, adaptando-os à tecnologia atual e à evolução dos materiais.
Dessa forma, já com o público completamente fascinado pelas possibilidades que a nova moda trouxe para a sociedade e realização das atividades em si, o mercado começou a desenvolver linhas para exercícios físicos com diversos produtos para todos os estilos: com faixas para a cabeça, bodys, collants, tops e muito mais.
A ascensão e a popularização das academias, bem como a profissionalização na Educação Física também colaboraram significativamente para o crescimento do mercado fit.
Personalizadas, focadas em estética e especialmente no conforto, na segurança e na qualidade do material, as roupas da moda fitness caíram rapidamente “nas graças do povo”, sendo utilizadas até mesmo em ambientes não relacionados a exercícios, como shoppings, bares, parques e comemorações.